segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A arte em (de) Patrícia Costa

Neste sábado visitei a Feira do Artefato no Salinas Casa Shopping para me encontrar com a arquiteta e artista plástica Patrícia Costa, porque sabia que uma pessoa como ela teria boas histórias para contar.

“Quando eu era criança, minha mãe foi solicitada pela professora que não pintasse os desenhos das tarefas de casa, porque isso iria atrapalhar o meu desenvolvimento. E não foi fácil para ela convencer a escola de que era eu mesma que fazia todas as pinturas... desde minhas lembranças mais remotas já havia uma relação próxima com arte”, revelou rindo.

Mas, acreditem, entre ter uma habilidade e assumi-la é um longo caminho, que o diga a Patrícia: “Meu pai sempre foi o meu grande ídolo, e eu achava que teria de trabalhar em um banco, como ele, e então fiz o curso de Administração e segui para a área das exatas, mas não me sentia feliz, ao mesmo tempo que achava desafiador trabalhar em algo tão diferente de mim, sabia que não era o caminho para a realização profissional e foi extremamente difícil para mim ter que admitir isso.”

Acredito que não seja nada simples para uma artista ter que trabalhar no ambiente frio de um banco, sem muita poesia. Depois de algum tempo, pediu demissão e se matriculou no curso de pintura clássica da mestra Marli Harteman, no qual, a partir dos primeiros dias de aula foi convidada a ser assistente e de lá para cá... deu aulas de pintura, realizou exposição em Brasília, fez o curso de Arquitetura & Urbanismo, apresentou o programa de televisão Arquitetura e Arte no canal TV Diário, possui um escritório voltado para a elaboração e execução de projetos de decoração de interiores, é a atual arquiteta do PRODETUR Nacional Fortaleza ( www.fortaleza.ce.gov.br/turismo ) e expõem na Feira do Artefato “tenho um carinho especial pela feira, estou desde a primeira edição, há mais de dez anos. Foi aqui que eu me projetei. É onde tenho contato com outros artistas e com o público em geral”, contou Patrícia.


Toda a sua obra é inspirada nas antigas culturas como Inca, Asteca, Egípcia, Africana e Indígena e quando eu a indaguei de onde vem essa relação? Veio um minuto de silêncio e ficamos as duas viajando no tempo, olhando fixamente para as telas que estavam expostas e chegamos a algumas conclusões: as cores são fortes e lembra a força que vem da terra, como ela mesma disse: “... uma força que vem com tudo. Mesmo quando faço um quadro colorido, é com uma cor “morta”, água e ar não tem nada a ver comigo, sou terra e fogo, intensa e vibrante”.


E se você quer uma boa dica de quem já viveu um pouco, “na verdade, agente tem que fazer o que mais gosta, o que sabe de verdade, não dá para fugir o tempo todo, isso é perca de tempo”, falou e disse!


Como não sou boba, aproveitei o passeio para encher uma sacola com deliciosos chocolates caseiros. Esta simpática feira ocorre sempre no primeiro sábado do mês, conta com diversos expositores e é um espaço para toda a família.

Contatos:


Patrícia Costa – Tel: (85) 9991 3979 E-mail: patriciacosta.arq@hotmail.com  


Shopping Salinas – Av. Washington Soares, 909 Edson Queiroz Fortaleza-CE, Site: http://www.salinascasashopping.com.br/  Tel: (85) 3241 1653

Um comentário:

Unknown disse...

Incrível a determinação e vigor da Patrícia, o amor dela pela Arte me inspirou a mudar 360 Graus.

Luís Antonio.