sábado, 20 de novembro de 2010

Quando moda é mais do que inspiração...

A minha tarde de hoje foi iluminada pela arte de Iury Costa! Menino talentoso que considera a moda algo sem fronteiras, livre, como ele mesmo me disse. Entendo isso pois sempre que entro na sua loja, tenho a sensação de que não estou no Ceará, e não falo isso negando tudo o que há no nosso estado, ao contrário, falo orgulhosa por haver no segmento moda o retrato de uma Fortaleza contemporânea, aberta e antenada com as redes sociais da web.

No café da livraria Cultura, Iury me descreveu como participa ativamente da criação à venda e confessa ter a ajuda dos pais no quesito administração, pois não é muito a sua praia. Prefere criar. De segunda à sábado, está no batente em seu ateliê, coordenando uma equipe composta por dez profissionais, lá, o glamour passa longe do ritmo alucinado de trabalho!



Também gosta de estar na loja, em contato com as clientes e se sente muito feliz ao ver o resultado da criação vestindo pessoas que se identificam com a idéia e com os detalhes das peças, “houve uma vez em que avó, mãe e filha compraram juntas lá na loja, cada uma levou algo que as interessou, achei o máximo!”, contou orgulhoso. Ressaltou ainda, que o atendimento da loja procura deixar a cliente bem à vontade, como se estivesse num closet, e disso sou testemunha! É um ambiente agradável gerenciado pelo alto astral do Lêvy Lopes (figura para um outro post). Toda a equipe se envolve na montagem do look trocando dicas sobre maquiagem, acessórios... uma delícia!

Até criar sua própria marca, Iury foi um estudante que não se prendeu aos bancos da faculdade, “no mercado cearense as oportunidades para quem está começando não são muito claras, desde cedo já procurava por elas participando de concursos e eventos diversos; e foi buscando que consegui espaço para criar minha primeira coleção profissional e organizar o desfile no Dragão Fashion”.

E como ele mesmo me disse “sempre tive dificuldade em me enquadrar no que a faculdade nos ensinava: inspire-se em alguma coisa, em alguma época por exemplo e produza. Comigo sempre acontece o inverso, não consigo partir do mais óbvio, eu até gostaria, mas não sai, entende? Tenho visto por aí muito mais inspirações do que criações. Quero criar, inventar, inscrever algo novo!”. Iury aposta na ousadia, sempre! Tende à ambiguidade e às metáforas, como poderá ser visto na sua coleção de alto verão 2010, Heloading, que será lançada na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro.




Quando cria, prefere dar primeiro um nome à coleção, do que nomeá-la por último. É a partir do nome que pensa nas peças, por isso que valoriza tanto o nome de cada uma, é como se a peça fosse personificada, “tem cliente que nem olha, arranca a etiqueta e pronto, mas quando se lê o nome já se abre um leque de interpretações”, falou.

E ao lhe perguntar sobre a hipótese de pegar uma mochila e sair para outro estado, foi bem categórico: “O lugar para eu acontecer é aqui! É onde eu tenho mais oportunidades, onde eu tenho mais contatos. Estou apenas começando!”. Alguém duvida que essa história vai loooonge??

Acessem o blog do Iury: http://linhadocostado.blogspot.com/
Conheçam a loja: Rua Maria Tomásia, 597  Lj. 01  Fortaleza CE

Nenhum comentário: