terça-feira, 24 de maio de 2011

Entre o design e o comportamento

Tarde de sexta-feira, café e um papo que não parecia ter fim... a convite deste Caderno de Histórias, Marbênia Gonçalves nos revelou a psicóloga e a designer. Nos encontramos no ScrapBook Café, na companhia da Martasus Gonçalves, sua irmã e responsável pelas fotos deste post.




Quem já ouviu falar em Disciplinas Domésticas?? Hum... há tempos atrás colégios como o Imaculada Conceição em Fortaleza (CE) ensinavam às alunas como cozinhar, costurar, bordar e outras atividades manuais “me lembro bem da freira que coordenava as atividades do colégio, era uma francesa, tão linda! E também muito exigente. Os álbuns (resultados das aulas práticas) que entregávamos ao final de cada disciplina deveriam estar impecáveis!”, recorda-se. Pois justamente as tais disciplinas estimularam Marbênia aos trabalhos feitos à mão. E por que joias?

O amor pelas joias vem principalmente da sua mãe, Dona Lenita, que adorava adornar as duas filhas “mamãe sempre teve uma verdadeira paixão por bolsas, sapatos e joias. Dificilmente comprava roupas, sua vaidade estava nos acessórios. Nos momentos festivos, em família, ganhávamos joias para simbolizar. E há um fato curioso, primas da minha mãe se casaram com libaneses, e então, em toda a minha infância e adolescência convivi com o universo do ouro e das pedras preciosas de uma maneira muito natural.”.

Ops! Mas antes de tudo isso, Marbênia cursou Psicologia, atuou em clínica, foi Diretora do CREDE XV e também do Campus da UECE em Tauá, fez Mestrado em Educação Especial. Depois, em Fortaleza, foi gestora em uma instituição de ensino superior, cursou Design de Moda e em seguida optou por começar tudo de novo: abrindo mão da gestão e se dedicando ao seu ateliê de joias e acessórios “eu queria novos desafios, sou movida a isso! Saí da zona de conforto e me joguei ao desconhecido. Hoje me sinto totalmente envolvida com a moda, que convenhamos, é puro comportamento!! Anualmente lanço três coleções e as faço no meu ritmo, sem pressões.”.



Não demorou muito e Marbênia retornou à licenciatura, assumindo disciplinas nos cursos de design da Fanor - Faculdades Nordeste, na qual é responsável pela coordenação acadêmica do Núcleo de Design. E outras atividades foram surgindo em torno da moda: post semanal para o portal DFHouse, projetos para empresas e em tempos de Dragão Fashion Brasil, esqueçam Marbênia, porque ela mergulha no universo do evento! Que este ano exibiu em desfile os trabalhos da turma que coordena, no quesito "Novos Talentos".

Dar aulas, desenhar peças, ousar, escrever, estudar, criar, mudar de ideia, recomeçar... porque se pode ir muito além do que supomos! Quer apostar?



3 comentários:

Marbênia Bastos disse...

Dauana, amei o texto. Verdadeiro e afetuoso. Um beijão!!!

Dauana Vale disse...

Obrigada pela atenção! Foi um prazer conhecê-la melhor!! Bjs

Pérola Custof disse...

arrasou...o texto pura poesia e a Marbenia puro talento!