Ao folhear a revista Sabores da Mesa do mês de outubro, vi um quadradinho pequeno com matéria sobre uma paulista que mora em Fortaleza a cerca de quatorze anos e que faz pães artesanais. Pensei: essa eu tenho que conhecer! Fiz um contato por e-mail que foi prontamente correspondido. Agendados dia e hora, só me restava aguardar!
Ontem, quinta-feira, ao entrar na rua Bárbara de Alencar, mal percebi a casa discreta de no. 2056 que abriga Neiva Terceiro e sua equipe. É ela quem me abre o portão com um rostinho suado, cansado e também sorridente. Anfitriã de mão cheia, me recebeu muuuuito bem, melhor impossível! Preparou uma mesa linda para que pudéssemos conversar ao estilo “pão com café”.
Naquela casinha cheirosa são produzidos mais de sessenta tipos de pães: ciabatta, português, integral, australiano, com nozes, com calabresa, italiano, com caju, com carne de sol... e por aí vai, ah! Para toda essa farra, nada de conservantes e fermento, só natural. É possível levar para casa nas versões grande, média, couvert, e até tudo isso misturado ou até mesmo congelados!
Eu perguntei se havia um carro-chefe, mas “por incrível que pareça, não há. Meus clientes sempre optam pela diversidade, cada vez arriscam novos sabores”, avaliou ela que já tem clientes fiéis que reconhecem seus produtos até nos restaurantes da cidade “tenho bons clientes, eles me dizem quando os pães não estão bem servidos nas casas que os apresentam como entrada”.
Conheci o Guilherme e a Giulia, seus filhos educadíssimos! Guilherme, inclusive, ajuda a mãe com tarefas relacionadas ao comercial, direto com os clientes, e já planeja realizar um curso de graduação em Gastronomia na cidade de São Paulo. Guilherme confessou que o seu produto favorito é a Rosca de pão italiano, a qual leva tomate seco, pepperoni e manjericão, alguém se arrisca? Ideal para acompanhar um bom vinho tinto ao recepcionar amigos.
Só não fui apresentada ao maridão, Albérico, filho de brasileira com português e que, de certa forma é o responsável pela idéia inicial, já que precisava de bons pães para apresentar vinhos a clientes.
E por falar em português, Neiva elaborou uma receita de pastelzinho de nata após uma viagem a Portugal, onde provou o autêntico pastel de Belém, “acho que eu consegui me aproximar ao máximo da receita original, não muito doce”, e eu o provei, não é enjoativo como os doces portugueses costumam ser, desmancha na boca.
Continuando a influência portuguesa, a mestre dos pães desenvolveu uma receita incrível: Panetone de Bacalhau! Isso mesmo, bacalhau. Como eu poderia definir o sabor? Muito, mais muito bom mesmo! É uma receita especial para as festas de fim de ano, aliás, todo o espaço já está decorado com caixas nos mais diversos tamanhos, ideais para presentear os queridos. Vale ressaltar que até nos laços e nós dessas embalagens tem o toque pessoal de Neiva, que faz questão de caprichar em todos os detalhes!
Ah, não posso esquecer de sugerir: o panetone com chocolate trufado individual ou para uma família inteira! E também o serviço de café da manhã ou da tarde, excelente para pequenos grupos.
Já passava das dezenove horas, mas se os compromissos nos liberassem, passaríamos horas falando de gastronomia, “acho que eu nem vou para a aula, vou é parar em um lugar para comer, depois de tanto falar em sabores (...)”, suspirou Guilherme, já no carro com mãe, irmã e eu que ganhei carona até a metade do meu caminho. Em seguida, peguei um táxi e fui para casa contente com uma caixa repleta de pães que ganhei dessa mulher talentosa!
Estas delícias podem ser encomendadas através dos seguintes contatos: Telefones - (85) 3268 2915 9986 2838 / E-mail: n.terceiro@hotmail.com Site: http://www.paesartesanais.com.br/ . Ou ainda, apreciadas em restaurantes da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário